Construção de moradias populares só começou um ano após o desastre que matou 428 pessoas na cidade ...
CIDADE DO CABO, África do Sul – Minimizando os temores de possíveis problemas de transporte e as sempre presentes preocupações com a segurança, as cidades que sediarão a Copa do Mundo 2010 começaram a contagem regressiva para o início do torneio daqui a 100 dias.
Os organizadores receberam uma injeção de confiança do presidente da Federação Internacional de Futebol Associado (FIFA), Joseph Baltter, que afirmou não ter dúvidas da capacidade da África do Sul de sediar o evento.
O secretário geral da FIFA, Jérôme Valcke, afirmou que a África do Sul "está pronta" e declarou-se "ansioso" pela partida inaugural do mundial.
No primeiro jogo da Copa, às 14h do dia 11 de junho (horário de Brasília), a África do Sul enfrentará o México em Joanesburgo. Reza a tradição que o país-sede comece o torneio. No mesmo dia, o Uruguai jogará contra a França, às 18h30.
As declarações de Blatter e Valcke foram feitas depois de inspeções de quatro dias nos dez estádios onde as seleções nacionais jogarão. Todas as obras de construção nos estádios terminaram e há apenas alguns retoques pendentes em áreas em torno deles.
Em Durban, a última parada dos inspetores, comemorou-se o início da contagem regressiva no estádio Moses Mabhida, que será inaugurado amanhã, com uma partida entre a Bafana Bafana, como é chamada seleção sul-africana em seu país, e a Namíbia.
“Não pode haver confiança quando pairam dúvidas”, afirmou Blatter em Durban, uma rica cidade encravada na costa do Oceano Índico. “E dúvidas às vezes incomodam a mim e à FIFA. Vamos lá! Vamos comemorar essa Copa do Mundo e deixar essa conversa [sobre dúvidas] para julho.”
“Estamos dentro do prazo. Estamos prontos para a Copa do Mundo”, observou Valcke. “É essa a nossa mensagem depois das inspeções.”
No evento de início da contagem regressiva em Durban, o vice-presidente da África do Sul, Kgalema Motlanthe, enfatizou a melhora das estradas em todo o país, mas reconheceu que ainda há trabalho por fazer.
“Vocês devem se orgulhar do que conquistaram”, afirmou Motlanthe. “Podemos dizer que, em muitos aspectos, estamos preparados para dar as boas-vindas ao mundo três meses antes do previsto.”
E não foram só dignatários e representantes do governo que comemoraram.
Em Joanesburgo, o governo local fechou as ruas para apresentar e ensinar a dança oficial da Copa do Mundo, o “diski”. Em Durban, houve distribuição de bolas de futebol e do logotipo da Copa do Mundo. Na Cidade do Cabo, o prefeito ofereceu bolo aos voluntários que trabalharam com o comitê organizador e apresentou as moedas comemorativas em cerimônia na Sugar Hill Mountain.
Plato acredita que a preparação das ruas de toda a cidade e a conclusão do sistema de transporte público para ligar o aeroporto com o centro da Cidade do Cabo estarão prontos para a primeira partida a ser jogada na cidade, entre o Uruguai e a França. Estima-se que um milhão de pessoas assistam à Copa do Mundo na África do Sul.
“Os ingressos para os jogos [na Cidade do Cabo] estão esgotados”, conta Plato. “Mas é importante que as pessoas vibrem com a Copa do Mundo também nas ruas. Precisamos que os cidadãos se deem conta de que o evento está próximo para que possam participar dele.”
Comentários Sobre o Artigo